Newton da Costa na UFPR

· 360 palavras · 2m

Foto de Newton da Costa

O professor Newton da Costa possui trabalhos relevantes em, ao menos, 5 áreas: lógica, fundamentos de matemática e física, teoria da computação, filosofia e lógica do direito, com mais de 300 trabalhos e 6000 citações, e com seus 86 anos ainda possui produção de alto nível, publicando artigos relevantes com frequência em revistas de renome internacional.

É tido como o maior lógico brasileiro, e um dos maiores do mundo em atividade. Desenvolveu as lógicas paraconsistentes, talvez o maior acontecimento na lógica na segunda metade do século XX, um campo de crescente interesses por diversos campos do conhecimento.

E é com o intuito de que conheçamos mais o professor Newton, e, inclusive, como forma de homenagem da comunidade acadêmica da UFPR, que o CEI – Centro de Estudos de Informática ( a representação estudantil do curso de Ciência da Computação da UFPR) convidou o professor para palestrar durante a semana dos calouros do curso. Prontamente o professor aceitou o convite, sob uma única condição: a de que não houvesse formalidades. E assim será.

O professor escolheu falar sobre a ciência e seus empecilhos no Brasil, e irá traçar um paralelo com o desenvolvimento da matemática na Polônia para tecer considerações sobre nossos futuros desafios. A palestra será aberta a toda a comunidade. Será uma oportunidade ímpar: ouvir sobre ciência de um professor “da casa” que rodou o mundo, influenciou centenas de pesquisadores e continua ativo em alto nível. Será um enorme deleite, tanto para os que estão começando como para os que já estão inseridos na academia.

A palestra com o professor ocorre no dia 4 de Março, às 15:30 no campus Jardim Botânico da UFPR de Curitiba. Para trazê-lo a Curitiba, precisamos arrecadar o valor necessário para o transporte. O preço total é de R$1580,00, dos quais R$1400,00 para o pagamento do motorista, já que não há voos diretos Floripa-Curitiba, e o restante referente à taxa do site, 13%. A opção pelo motorista particular é do próprio Newton da Costa, já que possui um problema de vértebra e considera essa opção mais confortável para a viagem.

Você pode contribuir através da plataforma Catarse: https://www.catarse.me/newtonnaufpr

Mais informações, no evento no facebook.