Email do coordenador sobre o período especial

Email do coordenador sobre o período especial:

Na reunião do colegiado da última segunda foi autorizada a participação do BCC no período especial. Foram aprovadas as ofertas das disciplinas abaixo para o primeiro ciclo do período especial. O programa e cronograma de cada disciplina encontram-se em anexo.

• CI1001 - 3 turmas de 10 alunos
  • CI1055 - 4 turmas de 10 alunos
  • CI1058 - 1 turma de 20 alunos
  • CI1211 - 1 turma de 40 alunos
  • CI1212 - 1 turma de 30 alunos
  • CMA111 - 1 turma de 50 alunos
  • CM304 - 1 turma de 25 alunos

A oferta das disciplina e as matrículas serão realizadas somente pelo Portal do Aluno. Não existe possibilidade de matrículas manuais correção ou ajuste de matrículas. Caso tenham mais solicitações de matrícula do que vagas nas turmas, o próprio sistema fará a seleção dos alunos, sem possibilidade de intervenção pela coordenação. Não sei informar todo o conjunto de regras utilizado pelo portal do aluno para decidir as matrículas, sinto muito.

Não existe quebra de barreira ou de pré-requisitos para o período especial.

Serão ofertadas disciplinas de período especial em 3 ciclos. Somente temos a lista das disciplinas do primeiro ciclo por enquanto. Mas com certeza mais disciplinas ou mesmo mais turmas destas disciplinas nos próximos ciclos.

Cada aluno pode cursar somente 3 disciplinas obrigatórias durante os 3 ciclos do período especial. Portanto pensem bem em quais disciplinas vocês vão solicitar as matrículas. Vejam que os conteúdos de cada disciplina serão os mesmos de um semestre, mas condensado em 1 ou 2 meses de aula. Portanto não adianta vocês solicitarem matrículas em muitas disciplinas e não darem conta. Lembrem, estamos em um período de pensar no próximo, se você ocupar uma vaga e depois desistir, você tirou a vaga de um colega. Pensem no que conseguem fazer e escolham com sabedoria. Olhem com cuidado o plano de aula e o cronograma de cada disciplina. Lembrem que teremos pelo menos mais dois ciclos de ofertas de disciplinas.

As matrículas deste primeiro ciclos serão realizadas no Portal do Aluno do dia 04/07/2020 ao dia 08/07/2020. A confirmação das matrículas deve estar pronta no dia 11/07/2020.

O início das aulas depende de cada disciplinas, a maioria é dia 13/07/2020. Se não me engano somente CI1058 que terá o início das aulas no dia 20/07/2020. Vocês podem conferir esta informação no cronograma de cada disciplina.

Assim que vocês tiverem a confirmação das matrículas, vocês DEVEM entrar em contato com o professor da disciplina para agendar com ele datas e horários de início das atividades. Isso DEVE ser feito entre os dias 11 e 12 de Julho.

Vejam que esta é a primeira vez que faremos aulas remotas no curso. Esta primeira oferta vai ser uma aprendizagem tanto para alunos quanto para professores. Acredito que quase nenhum docente do BCC tenham experiência em ensino remoto. Algumas turmas estão pequenas com a ideia de aprender como fazer neste primeiro momento. Assim que tivermos mais experiência com as ferramentas e o funcionamento do ensino remoto, com certeza mais turmas e turmas maiores serão ofertadas. Portanto, caso não consiga uma vaga neste primeiro momento não se preocupe, que novas ofertas estão sendo discutidas para que todos tenham oportunidades iguais.

Para os alunos que pretendem se matricular em Compiladores, o prof. Bruno informa que utilizará os dados que constam no cadastro dos alunos junto à UFPR (https://ufprvirtual.ufpr.br/), e não o cadastro dos alunos junto ao departamento de informática.

Caso tenham alguma dúvida por favor não exitem em perguntar.

Atenciosamente, Albini.